Para evitar que as pessoas saiam de casa durante a pandemia do novo Coronavírus, diversas empresas e bancos estão recomendando o uso de canais digitais para realizar as atividades diárias, como serviços e operações bancárias. Infelizmente, algumas quadrilhas têm se aproveitado do momento para aplicar golpes e fraudes.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos, FEBRABAN, os bandidos usam a chamada engenharia social, que são armadilhas que os golpistas criam para obter dados, senhas e informações pessoais dos clientes, ou ainda levá-los a fazer pagamentos em benefício dos criminosos.
Um dos métodos utilizados inclui o falso motoboy, que se passa pelo banco para recolher seu cartão supostamente clonado, ou a criação de aplicativos sobre o auxílio-emergencial do governo. A pessoa, ao se cadastrar, passa todos os dados, que são coletados pelos praticantes do golpe.
As principais orientações da Federação para o home office são:
Há golpes também no mercado de planos de aposentadoria. A Previc, Superintendência Nacional de Previdência Complementar, lançou um comunicado onde diz que são fraudulentos os ofícios e comunicações em seu nome que, supostamente, orientam sobre o direito de resgate de contribuições de plano de aposentadoria complementar.
É importante que você fique muito atento: se verificar alguma ação suspeita ou alguém pedindo seus dados, não o faça. Entre em contato com a Previc a partir dos contatos abaixo:
Telefone: (61) 2021-2029
E-mail: previc.ouvidoria@previc.gov.br
Fontes: Previc e FEBRABAN