Resultados dos Investimentos no 1º Semestre de 2025 - RUMOS

Resultados dos Investimentos no 1º Semestre de 2025

24 de julho de 2025

No 1º Semestre de 2025, os resultados dos investimentos da RUMOS premiaram os participantes que toleraram os resultados ruins em 2024 e o “sobe e desce” da rentabilidade dos perfis 0, 15, 30 e 50. Em 10 anos, período de maior relevância quando se fala de reservas destinadas à aposentadoria, esses participantes colheram benefícios ainda maiores.

Nos últimos anos, enfrentamos a pandemia, uma série de eleições acirradas, no Brasil e no exterior, com muita polarização e desestabilização política e institucional, a alta da inflação e dos juros no Brasil e no mundo, os problemas das Americanas e da Light, as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio e disputas tarifárias no comércio global, entre outros fatores de instabilidade. No entanto, quanto mais você tolerou a inconstância na rentabilidade e episódios de resultados abaixo do esperado, como os de 2021, 2022 e 2024, mais agora pode comemorar, conforme demonstrado no quadro a seguir.

 

 

Ressaltamos nesta matéria, do início de 2023, que já tínhamos passado por fases difíceis antes e sido recompensados pela nossa disciplina. Isso, mais uma vez, está se repetindo e, mantida a nossa estratégia, recentemente aprimorada com maior diversificação de investimentos no exterior, esperamos que continue a acontecer no longo prazo.

Assim, recomendamos que, se você tolera bem esses episódios de perdas em prazos mais curtos, conta com bastante tempo até precisar do dinheiro investido na RUMOS, e tem um patrimônio conservador fora do nosso fundo de pensão, mantenha-se nos perfis de investimentos que têm mais oscilação nos resultados mensais (0, 15, 30 ou 50). Encare momentos de perda ou rentabilidade inferior temporárias como sendo o preço, inevitável, a pagar por uma expectativa de retorno mais atraente ao longo da vida.

Há garantias? Não. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Se episódios de resultados negativos no curto prazo e incerteza forem intoleráveis para você, considere mudar para o Perfil Curto Prazo na próxima eleição geral (planejada para novembro), tendo em mente que a rentabilidade esperada desse perfil ao longo dos anos é menor, o que pode ser mitigado por contribuições maiores ou pelo adiamento da aposentadoria. Mas resista à tentação de mudar para o perfil que “tem rendido mais” nos últimos tempos, de “se defender”, de tentar “prever” que tipo de aplicação renderá mais nos próximos meses, de ficar alternando de perfil de investimentos ao sabor da conjuntura político-econômica. Até os gestores profissionais falham mais do que acertam nesse tipo de tentativa. Nossos dados indicam que os participantes RUMOS também.

E se você quiser mais informações, como comentários mensais sobre o desempenho dos investimentos, comparações de rentabilidade da RUMOS com as de outras entidades de previdência, taxas de administração, políticas, composição dos investimentos e outras, visite o nosso portal e clique no menu “Investimentos”.

x