Conheça as principais vantagens de se investir na RUMOS - RUMOS
19 de junho de 2023

Investir por conta própria ou contribuir para os planos RUMOS? Essa é uma dúvida que, em algum momento, pode ter surgido em sua mente e para respondê-la, separamos abaixo alguns tópicos que evidenciam as principais vantagens em investir na RUMOS.

 

  1. Contrapartida do empregador de até 150% da contribuição do participante

A patrocinadora faz contrapartidas de até 150%, limitadas a 9% do Salário Aplicável ou 13º Salário, de acordo com a tabela abaixo:

PARTICIPANTE PATROCINADORA
1% 1,5%
2% 3%
3% 4,5%
4% 6%
5% 7,5%
6% 9%
7% 9%
8% 9%
9% 9%
10% 9%
11% 9%
12% 9%

 

Caso o participante escolha fazer uma contribuição esporádica sobre o bônus anual de participação nos resultados da empresa ou do seu prêmio de incentivo de vendas, a patrocinadora também fará uma contrapartida de até 150%, sob a forma de Contribuição Variável, limitada a 6% do valor bruto do bônus ou prêmio, conforme ilustrado abaixo:

PARTICIPANTE PATROCINADORA
1% 1,5%
2% 3%
3% 4,5%
4% 6%
5% 6%
6% 6%
7% 6%
8% 6%
9% 6%
10% 6%
11% 6%
12% 6%
(…) (…)
50% 6%
(…) (…)
100% 6%

 

  1. Incentivos fiscais

Dedução da base do imposto, para quem faz declaração pelo modelo completo, ausência de “come cotas” durante o período de rendimento e regime de tributação regressiva, que pode reduzir a alíquota do benefício para até apenas 10%.

  1. Taxas de administração competitivas

As taxas de administração cobradas pela RUMOS são bastante competitivas quando comparadas às disponíveis no mercado, principalmente àquelas cobradas pelos PGBL. Isso se traduz numa rentabilidade líquida superior, que pode fazer uma diferença significativa a longo prazo no seu saldo acumulado para a aposentadoria. Você pode verificar as taxas aqui.

  1. Criação de uma reserva com finalidade específica para a aposentadoria, a salvo das “tentações” de gastos mais imediatos

Os investimentos feitos por conta própria contam com maior liquidez, podendo ser resgatados e alterados com frequência. Por um lado, isso permite que você tenha acesso aos recursos em caso de aperto financeiro ou emergências. É importante, portanto, constituir um investimento fora da RUMOS que sirva como reserva para essas situações. Por outro lado, fica mais fácil ceder às tentações de consumo e dilapidar as suas economias para a aposentadoria.

  1. Proteção patrimonial

Os planos RUMOS oferecem bom nível de proteção contra penhora judicial pelos credores dos participantes.

  1. Planejamento sucessório (“herança”)

A RUMOS oferece aos participantes dos seus planos boas ferramentas de planejamento sucessório que, se bem utilizadas, podem contribuir muito para simplificar o processo e baixar os custos de organização da sua “herança”. Processo descomplicado, “sem inventário” e isento do “imposto sobre herança – ITCMD”. Para mais informações, acesse aqui.

x