Você sabia que durante o período de Eleição você pode aumentar a sua contribuição normal e pagar menos imposto na declaração do ano que vem?
Confira abaixo o que você pode fazer para reduzir a tributação sobre seu dinheiro:
Modelo de declaração do Imposto de Renda: se você faz pagamentos dedutíveis da base de cálculo do Imposto de Renda (como gastos com saúde, educação e contribuições para a RUMOS, por exemplo) por valor superior a R$ 16.754,34 no ano, é possível que seja mais vantajoso fazer a sua declaração anual pelo modelo completo. Se você lançar todos esses pagamentos em sua declaração, o próprio programa disponibilizado pela Receita Federal indicará qual modelo é o mais vantajoso.
Contribuição Normal: os participantes que optarem, no ano que vem, pelo modelo completo de declaração, poderão deduzir da base de cálculo do Imposto de Renda as suas próprias contribuições para a RUMOS, feitas durante o ano de 2024, até o limite de 12% dos seus rendimentos tributáveis. Se esse é o seu caso, aproveite as Eleições RUMOS, que vão até as 15h do dia 24/5, e aumente a sua contribuição normal mensal para até 12% do seu salário.
Contribuição esporádica: essa alternativa é para os participantes que pretendam optar pelo modelo completo de declaração, no ano que vem, mas tenham contribuído com menos de 12% do valor total de seus rendimentos ao longo de 2024. Nesse caso, é possível aproveitar o limite de dedução para minimizar o imposto devido solicitando ao atendimento RUMOS, até o dia 20/12, às 15h, um boleto para efetuar Contribuição Esporádica.