Investir por conta própria ou contribuir para os planos RUMOS? - RUMOS

Investir por conta própria ou contribuir para os planos RUMOS?

20 de junho de 2024

A única alternativa de investimentos “por conta própria” que conta com os mesmos incentivos fiscais no mercado é o chamado PGBL, disponível nos principais bancos e seguradoras.

Com relação aos planos RUMOS, separamos abaixo algumas vantagens:

Contrapartida da empresa As empresas patrocinadoras do Plano CD RUMOS oferecem uma contrapartida de até 150% das contribuições que seus funcionários fazem para o Plano CD RUMOS.
Essa contrapartida não é oferecida para os investimentos feitos por conta própria.
Incentivos fiscais Dedução da base do imposto, para quem faz declaração pelo modelo completo, ausência de “come cotas” durante o período de rendimento e regime de tributação regressiva, que pode reduzir a alíquota do benefício para até apenas 10%. Esses incentivos se aplicam tanto ao Plano CD RUMOS quanto aos PGBL disponíveis no mercado.
Taxas de administração competitivas As taxas de administração cobradas pela RUMOS são bastante competitivas quando comparadas às disponíveis no mercado, principalmente àquelas cobradas pelos PGBL. Isso se traduz numa rentabilidade líquida superior, que pode fazer uma diferença significativa a longo prazo no seu saldo acumulado para a aposentadoria.
Criação de uma reserva com finalidade específica para a aposentadoria, a salvo das “tentações” de gastos mais imediatos Os investimentos feitos por conta própria contam com maior liquidez, podendo ser resgatados e alterados com frequência. Por um lado, isso permite que você tenha acesso aos recursos em caso de aperto financeiro ou emergências. É importante, portanto, constituir um investimento fora da RUMOS que sirva como reserva para essas situações. Por outro lado, fica mais fácil ceder às tentações de consumo e dilapidar as suas economias para a aposentadoria.
Proteção patrimonial Os planos RUMOS oferecem bom nível de proteção contra penhora judicial pelos credores dos participantes. A jurisprudência demonstra que essa proteção, inclusive, é mais robusta que a oferecida pelos PGBL.
Planejamento sucessório (“herança”) A RUMOS oferece aos participantes dos seus planos boas ferramentas de planejamento sucessório que, se bem utilizadas, podem contribuir muito para simplificar o processo e baixar os custos de organização da sua “herança”. Processo descomplicado, “sem inventário” e isento do “imposto sobre herança – ITCMD”. Essas vantagens são similares às oferecidas por um PGBL.
x